Na corrida eleitoral, conquistar o voto dos eleitores indecisos é uma verdadeira carta na manga para qualquer candidato. Entender e influenciar esse grupo tão relevante e presente em toda eleição, por muitas vezes, define os rumos de uma candidatura.
Neste contexto, estudar formas de conhecer para persuadir o eleitorado se tornam tarefas fundamentais para um candidato ao longo da sua campanha até as eleições.
Segundo o TSE, nestas eleições municipais de 2024, os brasileiros elegerão cerca de 58 mil vereadores e 5.569 prefeitos. Pensando em toda a disputa que promete ser acirrada, tanto no campo legislativo quanto no executivo, destacamos abaixo 5 estratégias fundamentais que podem fazer a diferença nesse jogo.
Vamos a elas:
1 – Tenha uma comunicação clara e objetiva
Para alcançar os indecisos, a mensagem precisa ser clara e direcionada. As preocupações desse grupo são específicas e a comunicação do candidato deve responder diretamente a elas. Empregar uma linguagem simples e acessível pode esclarecer dúvidas e ajudar os eleitores a se sentirem mais seguros no momento de votar.
2 – Marque presença de forma constante nas redes sociais
As eleições presidenciais de 2014 e 2018 nos mostraram o impacto que o uso das redes sociais pode causar nas urnas. Depois de 10 anos, não estar nas redes sociais é praticamente um pecado mortal para qualquer campanha. Eleitores indecisos costumam buscar informações e formar opiniões no ambiente online. Portanto, marcar presença no digital é superimportante, desde que seja com estratégia, captando a atenção do eleitorado com as respostas que eles buscam.
3 – Realize eventos presenciais
Mesmo na era digital, nada substitui o bom e velho “olho no olho” – ainda mais quando se fala de uma eleição. Encontros comunitários e reuniões abertas são ocasiões excelentes para candidatos demonstrarem empatia e ganharem a confiança dos eleitores indecisos. Essas interações permitem que dúvidas sejam esclarecidas e laços pessoais entre candidatos, equipe de apoio e potenciais eleitores tenham oportunidade de serem fortalecidos.
4 – Crie propagandas visuais de impacto
Sabe aquela velha máxima “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Pois bem, em tempos em que as pessoas estão mais conectadas em celulares e em computadores, apostar em elementos visuais atraentes como infográficos, vídeos e panfletos podem tornar as propostas do candidato mais fáceis de entender. A campanha precisa investir em materiais que transmitam a mensagem, gerem confiança e que demonstrem o quanto o candidato sabe dos reais problemas e desafios da cidade.
5 – Obtenha informações precisas sobre os eleitores indecisos
A quinta estratégia, que na verdade é o alicerce de todas as anteriores, é a realização de estudos e pesquisas, permitindo que os candidatos conheçam verdadeiramente o que seu eleitorado pensa. A Data Goal é um ótimo exemplo de solução, que democratizou a coletagem de informações para campanhas eleitorais ao facilitar o acesso a ferramentas de pesquisa avançadas para candidaturas de todos os tamanhos.
Com sua metodologia de alta precisão, a Data Goal oferece uma análise profunda das opiniões, preocupações e desafios enfrentados pelo eleitorado. De forma clara e objetiva, a empresa possibilita a geração de insights extremamente detalhados sobre seu público, permitindo que as campanhas se ajustem rapidamente às dinâmicas e necessidades dos eleitores.
As informações confiáveis sobre o eleitorado, coletadas por meio das pesquisas da Data Goal, aprimoram todas as estratégias sugeridas, tornando as decisões dos próximos passos da campanha mais fundamentadas em dados reais, e com maiores chances de resultados positivos. Isso elimina a chance de fraudes e especulações. A compreensão ampliada sobre quem são os eleitores indecisos e o que realmente pensam facilita a criação de propostas que atendem diretamente às suas necessidades, resultando em uma campanha mais preparada e com maiores chances de sucesso nas urnas.